Confrontos com neo-nazis<br>na Polónia

A polícia polaca interveio com bombas de gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar manifestações de neo-nazis e antifascistas que se envolveram em confrontos, dia 11, data em que se assinala oficialmente a independência do país.

Cerca de 20 desfiles e concentrações tiveram lugar em Varsóvia juntando entre três mil e cinco mil pessoas de ambos os lados. A mobilização de grupos de esquerda visou contrariar a «marcha da independência» promovida pela extrema-direita.

Em 11 de Novembro de 1918, na sequência do armistício que pôs fim à I Guerra Mundial, a Polónia liberta-se do jugo da Alemanha, Rússia e Áustria, permitindo a ascensão ao poder do ditador Jósef Pilsudski, que reprime o movimento revolucionário e instaura, em 1926, por golpe militar, um regime fascista.



Mais artigos de: Breves Europa

Estudantes protestam <br>em Londres

Milhares de estudantes manifestaram-se, dia 9, nas ruas de Londres para protestar contra a subida exorbitante das propinas. A acção teve lugar exactamente um ano depois dos protestos massivos na capital britânica, pelas mesmas razões, que terminaram em violentos confrontos com a polícia....

França viola direitos<br> humanos

O Comité de Ministros do Conselho da Europa divulgou, dia 10, uma resolução condenando a França pela expulsão colectiva de ciganos (roms) no Verão de 2010. O texto considera a medida «discriminatória» e contrária à «dignidade humana»...